AGROECOLOGIA COMO UMA ESTRATÉGIA SOCIOAMBIENTAL

Por ser a agroecologia uma ciência que resgata o conhecimento agrícola tradicional já desprezado pela agricultura moderna, onde em sua prática é necessário um ser humano mais consciente, com atitudes de coexistência e não de exploração para com a natureza (Altieri,1989). A agroecologia se apresenta no Brasil como uma forma de resistência contra a devastadora onda de modernização no campo e contra a expropriação completa dos agricultores (Canuto, 1998). A agricultura familiar de base agroecológica deve priorizar o resgate da produção de alimentos saudáveis sem comprometer a dinâmica da natureza. É importante repensar um modo de produzir alimentos tendo como princípio o cuidado com todas as formas de vida. A agricultura familiar aliada a agroecologia possue esse potencial de um desenvolvimento rural mais sustentável e uma sociedade mais soberana. 

Nesse sentido, muitas comunidades tradicionais no Norte de Minas Gerais têm acumulado no decorrer dos séculos um vasto conhecimento sobre o cerrado e caatinga desenvolvendo formas harmônicas de trabalho e coevolução nesses biomas, conhecendo e respeitando suas características, seu manejo e potencialidades. Os modos de vida nessas comunidades foram fortemente formados a partir da relação com o cerrado. Os fenômenos naturais como, seca, a semi-aridez, a falta d'água, as elevadas altitudes da Serra Geral entre outros fenômenos levaram essas comunidades a ter um modo de vida singular e dentro dessa singularidade desenvolveram formas de sobrevivência baseadas no que hoje é conhecido como agroecologia e que foram adaptáveis à região. Essas comunidades são conhecidas localmente por Vazanteiros, Geraizeiros, Caatingueiros e Veredeiros e se localizam geograficamente pela região Norte Mineira. Agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar sustentável, socialmente justa e economicamente viável. O termo agroecologia começa a ser mais explorado a partir de 1970, mas sua prática é antiga e significa cuidar do ambiente e das pessoas que se ocupam da agricultura. A agroecologia também agrega conhecimentos e saberes populares e tradicionais provenientes das experiências de agricultores familiares de comunidades indígenas e camponesas.  


Sistema Agroflorestal no Assentamento Americana - Grão Mogol/MG (Acervo Nepger)

Sistema Agroflorestal é uma das práticas que podem adotadas como estratégia de desenvolvimento da propriedade a partir da agroecologia, e consiste no plantio de culturas agrícolas associadas à vegetação natural. Essa técnica agroecológica é uma alternativa diante de cenários futuros em que a preocupação com a manutenção dos recursos naturais só tende a crescer.

Comentários