CURIOSIDADES

Você sabia que em 2008 o Brasil assumiu a posição de maior consumidor de agrotóxicos do mundo e que o registro de um agrotóxico é eterno?

A posição antes ocupada pelos Estados Unidos, foi alcançada pelo Brasil em 2008. O mercado de agrotóxicos movimentou mais de US$ 7 bilhões.
Para proteger a saúde da população dos riscos associados ao uso destes produtos nas culturas agrícolas nacionais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) trabalha na reavaliação de substâncias ativas utilizadas em agrotóxicos no Brasil. Como o registro de um agrotóxico é eterno, a reavaliação ocorre quando há alguma alteração de riscos à saúde, em comparação aos riscos avaliados durante a concessão de registro de determinada substância ativa, explica a gerente de avaliação toxicológica da Anvisa.
Até hoje, a Agência já proibiu o uso de quatro ingredientes ativos e restringiu severamente o uso de outros 19, utilizados na fabricação de mais de 300 agrotóxicos no país. “Nesse processo, destaca-se a proibição do uso como inseticida doméstico para o ingrediente ativo clorpirifós. Essa substância afetava o desenvolvimento neurológico e cognitivo de crianças que ficassem expostas a ela”, conforme informações da Anvisa.

Fonte: Anvisa


Comentários